segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Levanta-te e Resplandece



Texto: Isaias 60.1-5
Introdução.
O profeta Isaías, é chamado “O Príncipe dos Profetas do antigo Testamento”. Sem dúvida, o Livro de Isaías é o livro profético mais significativo do Antigo Testamento. Contém tantos ensinos sobre Cristo é a salvação, que alguns pensadores da Igreja Primitiva achavam que o livro poderia ser chamado “O Quinto Evangelho”, em vez de livro profético. É o livro do A.T. que apresenta a pessoa e a obra de Deus mais claramente.
O Livro de Isaías tem sido chamado “A Bíblia dentro da Bíblia”, por causa da semelhança entre seu, contudo e o restante da Bíblia.
Vejamos: Isaías tem 66 capítulos, assim com a Bíblia tem 66 livros. Estes capítulos podem ser divididos em uma seção de 39 capítulos e uma segunda seção de 27 capítulos, assim como a Bíblia contém 39 livros no A.T. e 27 livros no N.T. sendo que a primeira seção do Livro de Isaías dá ênfase à Lei, ao julgamento, e ao Messias prometido, assemelhando com o A.T. e a segunda seção dá ênfase à graça, redenção e ao Messias presente.
Os capítulos 60 a 62 descrevem algumas das bênçãos que acompanhavam o verdadeiro arrependimento. Embora neste contexto as bênçãos tenham uma perspectiva escatológica enfocando o Milênio e a Nova Jerusalém, eles também apontam as bênçãos derramadas sobre todos que, verdadeiramente, aceitam de todo coração o Salvador.
Primeiramente, Isaías declara que a salvação traz consigo iluminação espiritual. Isaías 60.1 diz: “Levanta-te (Dispõe-te), resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ti”. (Compare 2 Co.4.6)
No mesmo versículo, notamos que o crente também desfruta da oportunidade de “brilhar para Cristo”. Isto também é visto nos versículos 3 e 4 do mesmo capítulo, que fala das nações como “refletores” da luz que recebem de Deus.
Ao deparar com o texto, darei um tema a esta mensagem: “Levanta-te e resplandece”.
Comentário.
Quero nesta noite discorrer, ou melhor, dizendo, procurar entender o que Deus deseja para a nossa vida como servos de Deus aqui na terra. Pelo menos duas situações devem ficar bem claras em nossa mente.
1. Levantar (colocar-se de pé);
2. Resplandecer (Brilhar, ser visto);
3. A Gloria do Senhor nasce sobre ti (Honra; Fama).
Envolvidos pelo amor do Senhor, ouvimos com renovada atenção o convite do Senhor a cada um de nós, a cada instituição e à Igreja inteira: Levanta-te e resplandece.
Levanta-te e resplandece não te deixes vencer pelo desânimo, pela rotina ou mesmo incompreensão. Deixa que a glória do Senhor te envolva. Centra o teu coração e a tua vida em Cristo.
Levantai-vos, jovens, e incendiai o mundo com o amor de Cristo.
Levantai-vos vós que servis a Cristo na Igreja e revesti-vos dum novo entusiasmo e da santidade de Cristo.
Levanta-te e resplandece, diz o Senhor a cada uma dos irmãos.
Levanta-te e resplandece, diz ainda o Senhor à Igreja.

1. Levanta-te (colocar de pé) – fala da postura correta, ideal, estar atento e preparado para agir. Vejamos alguns textos bíblicos:

v Ezequiel 2:1; E DISSE-ME: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.
v Lucas 21:36; Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.
v I Coríntios 10:12; Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.
Podemos então entender que existe uma preocupação muito grande do próprio Deus, para que estejamos sempre em pé. Esta é a vontade de Deus.

2. Resplandece (Brilhar, ser visto) – é o ato do cristão ser visto. Vejamos alguns textos bíblicos:
v Mateus 5:14; Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
v Daniel 12:3; Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.
Sendo assim, entendamos que Deus deseja que todos nós como seus servos, estejamos EM PÉ (disposto, prontos), e RESPLANDECENDO (brilhando, dando bom testemunho).

Para tanto estas atitudes devem sempre estar presentes:

v No Lar;
v Na Igreja;
v Na Sociedade.

2.1. RESPLANDECENDO NO LAR (FAMÍLIA)
1. A Origem da família - Antes de estabelecer a igreja, Deus criou a família e determinou regras para o seu desenvolvimento.
2. A Origem do lar - O primeiro lar foi formado por Deus. Neste lar havia amor, paz, saúde e alegria. O trabalho era realizado sem stress e a presença de Deus era constante. Sendo esta (a presença de Deus) indispensável ao lar cristão, deve ser buscada e cultivada por todos os membros da família. Gn. 3.8 a.
A existência da família é de imensurável importância: Primeiro, porque foi Deus quem instituiu; segundo, porque a família é um projeto Divino e o protótipo da sociedade, onde podemos salientar o conteúdo da frase: “a família é a célula máter da sociedade”
A terceira razão da importância da família é porque A IGREJA COMEÇA NA FAMÍLIA; se a igreja começa na família, logo o reflexo acontece também na sociedade, ou seja, no local onde existem famílias.

2.2. RESPLANDECENDO NA IGREJA.
Considerando este tópico, vamos analisar como o cristão pode resplandecer na igreja a qual ele serve
Vários temas poderíamos abordar aqui neste espaço, porém vamos nos deter em apenas uma situação em que o cristão pode e deve resplandecer. 1 – Sendo uma Nova Criatura

O Cristão como Nova Criatura. 2 Co. 5.17
Ser nova criatura é o resultado de três ações de iniciativa divina:
v Uma nova posição em Cristo – (estar em Cristo)
Torna-se necessário estar inserido no raio de ação da pessoa de Cristo, resultado de uma conversão genuína Tal milagre é feito pela obra expiatória de Jesus que nos dá condições de ser nova criatura.

v Ele (Jesus) deixa o nosso passado para trás.
As coisas velhas que já passaram, refere-se a tudo que fez parte do nosso passado. Todos os nossos pecados e coisas ruins que fizemos foram perdoados por Deus e deixados bem longe da atualidade.

v Ele (Jesus) faz tudo Novo.
Deus fez e continua fazendo coisa nova diariamente na vida de seus filhos Essa é a dinâmica do nosso relacionamento com Cristo.

2.3. RESPLANDECENDO NA SOCIEDADE.
Texto: Mt. 5. 13-16
Considerando este último ponto sobre o tema em foco, podemos destacar como o cristão pode exercer sua influência na sociedade
No texto em apreço, Jesus cita dois elementos de suma importância comparados a vida do cristão. Sal da Terra e Luz do Mundo.

v O sal da Terra


1 – O que significa ser sal da terra?
· Significa ter um caráter conforme descrito nas bem-aventuranças.
· É ser diferente das pessoas deste mundo, assim como o sal é diferente do material ao qual é adicionado.
· Isso vai muito além de marcar presença.
· Ser sal da terra é fazer diferença.
· Significa ser um cristão verdadeiro, que não só fala de Cristo, mas que acima de tudo, vive Cristo

2 – Como nos tornarmos sal da terra?
· Sendo crentes verdadeiros, convertidos e transformados pela obediência à Palavra de Deus.
· Sendo diferentes e fazendo diferença, através de atos e palavras. Influenciando individualmente pelo nosso testemunho o meio onde estamos: na escola, no trabalho, na faculdade, no grupo de amigos, no nosso lar, no nosso bairro.

v A Luz do mundo?
1 – O que significa ser Luz do Mundo?
O crente é transformado por Jesus, que é a verdadeira luz do mundo, mas, enquanto estiver ligado a Cristo, em plena comunhão
Refletimos a luz de Cristo no mundo através do nosso testemunho.

2– Como nos tornamos luz do mundo?
Em João 8.12 Jesus disse “Eu sou a luz do mundo...”. E sua promessa foi: “... quem me segue não andará em trevas; pelo contrário, terá a luz da vida...” Isso significa que você e eu funcionamos como luz do mundo por causa da nossa comunhão com Cristo e das boas obras que praticamos. "Levanta-te e resplandece, porque brilha sobre ti a glória do Senhor."
A palavra RESPLANDECE mostra o verbo no imperativo, não nos deixa dúvidas, portanto é uma ordem. E, mais... Essa ordem vem do céu, vem do próprio Deus.
RESPLANDECE! Deus não nos deixa escolha. Se você é meu filho, então resplandeça.
Jesus diz: “Ninguém, pois, acende uma vela e a cobre com um vaso, ou a põe debaixo da cama; mas coloca-a no velador, para que os que entram vejam a luz”. Lc. 8.16
Fomos chamados pra ser LUZ e assim resplandecer. A luta entre as travas e a luz, em nossos dias, é mais visível. Temos que ter cuidados para não sermos enganados.
Hoje é importante o posicionamento do crente na família, na igreja e na sociedade.

3. A Glória do Senhor nasce sobre ti. (Honra; fama) - A última lição dessa profecia de Isaias revelada, hoje, aos nossos corações pelo Espírito Santo de Deus é: GLÓRIA DO SENHOR VEM NASCENDO SOBRE TI.

É maravilhoso perceber na história do povo de Israel, que Deus faz tudo para está junto com eles. Deus não é um ser solitário, tem prazer em está junto conosco.

A GLÓRIA DO SENHOR é a presença do Espírito, é o próprio Deus. Com ele vêm os seus atributos. Moises diz: “Rogo-te que me mostres a tua glória: Então o Senhor passou diante de Moisés e disse em voz alta: - Eu sou o Senhor, o Deus Eterno! Eu tenho compaixão e misericórdia, não fico irado com facilidade, e a minha fidelidade e o meu amor são tão grandes, que não podem ser medidos” Ex.34:6.

Ao ver Deus passar, Moises prostra-se ao chão em adoração, diante de Deus o homem se sente pecador. Sua presença, sua glória traz graça, misericórdia, perdão, compaixão e bondade. Vidas são transformadas por toda a eternidade. Em suma, o Espírito Santo produz em nós o fruto do Espírito, conforme a descrição de Gálatas 5. 22-23. Por essa razão Isaias diz: - E A GLÓRIA DO SENHOR VEM NASCENDO SOBRE TI.

Deus quer está junto conosco quer ser parte de nossa vida. Ele faz planos para que na eternidade Ele esteja junto. “...e eu ouvi o Senhor me dizer de dentro do Templo: Homem mortal, o meu trono está neste lugar. Vou morar aqui no meio do povo de Israel e vou governá-los para sempre” Ez.43.7a.

O Senhor Deus tem preparado uma cidade para morar com os que vencerem
João relata: “Não vi nenhum templo na cidade, pois o seu templo é o Senhor Deus, o Todo-poderoso, e o Cordeiro. A cidade não precisa de sol nem de lua para a iluminarem, pois a glória de Deus brilha sobre ela, e o Cordeiro é a sua Luz” (Ap. 21:22-23).

Conclusão.

Em quanto esperamos a segunda vinda de Cristo, vamos está unidos com Ele em adoração e louvor. Em orações e suplicas. Intercedendo uns pelos outros.

É hora de união é hora de relacionamento. O Espírito de Deus está em você, Ele se move em você. E é nascida sobre você, a Glória do Senhor.

Em fim, que tenha o caráter de Jesus Cristo. Só assim, resplandecerá a sua luz diante dos homens. Uma vida assim brilhará como o sol do meio dia; E o Poder do Espírito virá sobre ela; Será testemunha em Jerusalém (seu cidade), em Samaria (seu estado), em toda a Judéia (seu país) e até aos confins da terra.

Já vem a sua Luz! Chegou o seu momento. Depois de toda essa luta, Deus nos reserva um prêmio. Não há mais choro, tristeza as primeiras coisas são passadas e eis que tudo se fez novo. - Sejam fiéis, mesmo que tenham de morrer; e, como prêmio da vitória, eu lhes darei a vida. (Ap.2:10b)

Felizes as pessoas que lavam as suas roupas, no sangue do cordeiro, pois assim terão o direito de comer a fruta da árvore da vida, de entrar na cidade pelos seus portões! Mas fora da cidade estão os que cometem pecados nojentos, os feiticeiros, os imorais e os assassinos, os que adoram ídolos e os que gostam de mentir por palavras e ações.

Portanto Igreja do Senhor: LEVANTA-TE E RESPLADECE POR QUE JÁ VEM A SUA LUZ E A GLÓRIA DO SENHOR VEM NASCENDO SOBRE TI.

0 comentários:

Postar um comentário