terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Deserto necessário



Deserto necessário
Ezequiel cap. 20.10
E os tirei da terra do Egito, e os levei ao deserto.
Vemos no livro de Ezequiel, Deus se responsabilizando pela a travessia do povo hebreu pelo o deserto, Deus tirou o povo do Egito, com mãos forte, após 400 anos de escravidão, Deus ouve o clamor dos filhos de Israel os hebreu, e Deus  os tira da escravidão, quando o povo entra no deserto a dentro em seus corações, apenas passaria 40 dias de peregrinação, mais este povo que saíra do Egito seria lapidado  por Deus, por que deserto é lugar de lapidação, este povo havia se contaminado com as abominações do Egito, era povo de dura cerviz, Deus precisava levar este povo a uma nova experiência, fazendo eles acordar, para uma nova realidade, que seria retornar para o seu Deus, nós vemos que Deus abalou com o Egito, enviando as pragas, depois fez esse povo passar por baixo do seu cajado, (que simbolizava o cuidado e a orientação pastoral) e faze-los a se sujeitarem a disciplina da aliança que foi estabelecida entre nós.
Entenda, havia uma promessa, mais para essa promessa ser alcançada era necessário passar pelo o deserto, quando esse povo saiu do Egito, passando pelo o mar vermelho e após cantarem o hino da vitória, eles entraria, para uma nova fase que era o início da provação que seria a prova do deserto, havia um  projeto de Deus, que era se fazer conhecido para o seu povo, Deus prometeu dar as terras do jebuzeu, heveus, heteus, amorreus, enfim todos os  eus, para aquele povo, mais era necessário que este, povo estivesse preparados, o deserto era necessário, porque pastora? Para a sua preparação, a palavra deserto, vem do latim Desertu e significa lugar solitário, o hebreus necessitava, passar uma experiência com Deus, Deus os levou ao deserto ,mau entraram deserto a dentro o povo já sentia falta do Egito, como da cebola do Egito, esquecendo-se dos milagres de Deus e da promessa, as vezes pedimos socorro  para Deus, Deus vem nos socorrer, mais a sua maneira, e as vezes murmuramos, em vez de confiar, naquele deserto, faltou água, faltou comida, e outras coisas, mais naquele deserto não podia faltar a fé e a confiança em Deus e o foco da promessa.
O povo acusou Moisés, por aquela experiência desértica, mais não  viu que por causa das suas murmurações, eles conseguiam alongar sua caminhada no deserto, mesmo assim houve muitos milagres no deserto, como  Deus providenciou, água, comida, o maná que todos os dias descia do céu, as roupas que crescia em seus corpos, como as sandálias também, o povo hebreu, era trabalhado e lapidado, era necessário que eles enxergasse o óbvio, olhamos para o deserto, vemos Deus castigando, queimando as tendas com fogo, as víbora matando aquele povo, terra engolindo hebreus,  a espada dos próprios irmãos matando irmãos, povo de dura cerviz, por falta de confiança em Deus, fez bezerro de ouro para o adorar e guiar a terra prometida, até a irmã de Moisés Miriam, murmura contra Moisés, os espias que espiaram a terra dez deles não confiaram no Senhor, olhando o seu inimigo e esquecendo do seu Deus.
Vendo Israel por esse ângulo, que Deus, é tremendo, neste deserto Deus estabeleceu sua Lei para o seu povo, foi construído o tabernáculo de Deus e arca da aliança, o projeto de Deus continuou, mais infelizmente aqueles que abandonaram a promessa, desfocaram na promessa para olha, as crises existenciais, não poderão ver cumprida as promessas na sua vida, a Canaã de Deus, não é pra qualquer um, é necessário acreditar no que não ver e nem palpa, pois é necessário confiar, pois qualquer um que recebe a promessa, passa pelo o deserto, para adquirir, estratégia, experiência, ser forjado e habilitado, o segredo da travessia do deserto está na confiança, confiar é tudo, nunca desistir, só quem desiste são os covarde, no deserto com certeza, você vai sentir sede, fome, cansaço, medo mais é necessário que você entenda que você não está só, no livro de Mateus no cap 4 o espirito levou Jesus para o deserto e lá Ele foi provado, após a provação os anjos o serviram, com todos o deserto é do mesma maneira, Josué e Calebe, decidiram confiar, tomaram posse da promessa.
Se você está passando por um momento difícil em sua vida, não murmure, nem acuse; apenas ore e agradeça a Deus pela grande oportunidade que Ele está lhe concedendo de crescer um pouco mais. Veja cada luta ou provação como um deserto necessário em sua vida. Ao invés de perguntar “por quê?”, pergunte “para quê?”. Pois há sempre um propósito divino por detrás de cada sofrimento. Certa vez, Pedro disse a Jesus: “Mestre, eu não entendo o que o Senhor está fazendo?”. Jesus lhe respondeu: “O que você não compreende hoje, compreenderá amanhã” (João 13.6,7).

Talvez você não consiga compreender as coisas que estão lhe acontecendo hoje; mas, descanse em Deus. O deserto vai passar e, se você o encarou com a humildade de quem conhece e confia em Deus, vai perceber o quanto o deserto foi necessário à sua vida. “Senhor, ajuda-nos a ver cada problema como uma oportunidade de crescimento e amadurecimento. Livra-nos da murmuração que nos torna amargos e mata a nossa esperança, e nos faz acreditar mais no poder do teu amor, do que no poder destrutivo das circunstâncias. Por Jesus, nosso Senhor e Salvador. Amém”.



Pastora Djanira Angelo  que Deus BENÇOE SUA VIDA.